Identidade profissional da enfermeira no campo da saúde mental: estudo fenomenológico em merleau-ponty

Autores

  • Helca Franciolli Teixeira Reis
  • Marlene Gomes Terra
  • Edirlei Machado Dos-Santos
  • Cíntia Nasi
  • Wanderley Matos Reis Júnior
  • Leila Graziele de Almeida Brito
  • Teresa Cristina da Silva Kurimoto
  • Edite Lago da Silva Sena

Resumo

Objetivo: Compreender a identidade profissional da Enfermeira no campo da Saúde Mental.

Método:Pesquisa qualitativa, fundamentada na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, realizada entre outubro de 2019 e abril de 2020, com dezesseis Enfermeiras atuantes no campo de Saúde Mental, localizados em dois municípios do Estado da Bahia, Brasil. Para a produção dos dados utilizou-se a Entrevista Fenomenológica, que, após transcrição,submeteu-se a análise por meio da Analítica da Ambiguidade.

Resultados: Delineamos as categorias: Da Psiquiatria Clássica à Atenção Psicossocial; Salto identitário mediado pela vivência do corpo próprio. Compreendemos que o saber-fazer da Enfermagem na Saúde Mental vem sendo construído na intersubjetividade com os usuários e equipe multiprofissional.

Considerações finais: Embora a atuação da Enfermagem revele ambiguidades que evidenciam o transitar entre a Psiquiatria Clássica e a Atenção Psicossocial, mostrou-se potente para dar o “salto identitário”, transcendência que evidencia o quanto essa vivência a torna capaz para atuar na Saúde Mental.

Palavras-chave: Papel do profissional de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-01-24

Como Citar

1.
Helca Franciolli Teixeira Reis, Marlene Gomes Terra, Edirlei Machado Dos-Santos, Cíntia Nasi, Wanderley Matos Reis Júnior, Leila Graziele de Almeida Brito, Teresa Cristina da Silva Kurimoto, Edite Lago da Silva Sena. Identidade profissional da enfermeira no campo da saúde mental: estudo fenomenológico em merleau-ponty. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 24º de janeiro de 2023 [citado 19º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129603

Edição

Seção

Seção Fenomenologia