O uso da própria voz no trabalho de parto: um estudo fenomenológico

Autores

  • Priscila Paiva de Almeida Mendonça
  • Letícia Becker Vieira
  • Valéria Lindner Silva
  • Marcele Zveiter

Resumo

Objetivo: Compreender o significado atribuído pelas mulheres ao uso da própria voz no trabalho de parto.
Método: Estudo qualitativo descritivo fundamentado no referencial teórico-filosóficometodológico de Heidegger. Realizou-se entrevistas fenomenológicas com 20 mulheres que vivenciaram o parto vaginal sem intervenções no segundo trimestre de 2020 na cidade do Rio de Janeiro - Brasil.
Resultados: A análise compreensiva revelou que a voz pode provocar uma reação do ambiente que as deixe sofrer. A expressão da voz engloba medo e desespero. É a partir do que ouvem, que as mulheres receiam serem deixadas em sofrimento por terem incomodado os profissionais.
Conclusão: Compreendeu-se o sentido do uso da própria voz no parto como um pedido de ajuda ou uma expressão da liberdade. Partindo desta compreensão pode se dar uma abertura do profissional para o cuidado sensível e individualizado, que ultrapassa a tecnologia.

Palavras-chave: Parto. Filosofia. Saúde da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-01-24

Como Citar

1.
Priscila Paiva de Almeida Mendonça, Letícia Becker Vieira, Valéria Lindner Silva, Marcele Zveiter. O uso da própria voz no trabalho de parto: um estudo fenomenológico. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 24º de janeiro de 2023 [citado 19º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129601

Edição

Seção

Seção Fenomenologia