Experiências vivenciadas por familiares sobreviventes ao suicídio: abordagem de narrativas biográficas

Autores

  • Eliane Lavall
  • Priscila Susin
  • Karina Schuh Reif
  • Hermílio Pereira Santos
  • Jacó Fernando Schneider
  • Fernanda Guarilha Boni
  • Marcio Wagner Camatta

Resumo

Objetivo: Compreender as experiências vivenciadas por familiares sobreviventes ao suicídio e descrever as tipologias de casos biográficos por meio da abordagem de entrevistas e análise de narrativas biográficas.

Método: Pesquisa qualitativa, de abordagem reconstrutiva de casos biográficos de Rosenthal fundamentada na sociologia fenomenológica de Schutz. Foram realizadas entrevistas narrativas entre novembro/2017 e fevereiro/2018, em uma cidade no sul do Brasil, com onze familiares sobreviventes ao suicídio. A análise seguiu as etapas da reconstrução de caso biográfico de Rosenthal.

Resultados: Apresenta-se a reconstrução de dois casos biográficos com tipologias distintas: papel materno diante do suicídio e estigmatização social; significação cultural de família como um recurso para o enfrentamento do suicídio.

Conclusão: Considera-se relevante ouvir esses familiares, pois a compreensão de suas experiências pode subsidiar os profissionais da área na implementação de ações de cuidado.

Palavras-chave: Família. Suicídio. Narrativa pessoal. Biografia. Saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-01-24

Como Citar

1.
Eliane Lavall, Priscila Susin, Karina Schuh Reif, Hermílio Pereira Santos, Jacó Fernando Schneider, Fernanda Guarilha Boni, Marcio Wagner Camatta. Experiências vivenciadas por familiares sobreviventes ao suicídio: abordagem de narrativas biográficas. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 24º de janeiro de 2023 [citado 29º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129600

Edição

Seção

Seção Fenomenologia