A fenomenologia de van Kaam: contributosteórico-metodológicos para a investigação em enfermagem

Autores

  • Florinda Laura Ferreira Rodrigues Galinha-de-Sá
  • Maria Antónia Miranda Rebelo Botelho Alfaro Velez

Resumo

Objetivo: Discutir sobre o contributo teórico-metodológico da fenomenologia de van Kaam para a investigação em enfermagem.
Métodos: Reflexão teórica baseada na literatura científica.
Resultados e discussão: A intencionalidade emerge como um conceito central e foram desenvolvidas as 7 etapas do método de van Kaam modificado por Moustakas: horizontalização; redução e eliminação; categorização e tematização dos constituintes invariantes; aplicação e validação; construção da descrição textural individual; construção da descrição estrutural individual; e descrição composta.
Considerações finais: O referencial teórico-metodológico de van Kaam permite um olhar distinto sobre o fenómeno, pois o conhecimento produzido provém da essência textural e estrutural da experiência vivida, numa descrição composta, considerando as suas diversas dimensões perceptivas.

Palavras-chave: Pesquisa qualitativa. Pesquisa em enfermagem. Cuidados de enfermagem. Filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-06

Como Citar

1.
Florinda Laura Ferreira Rodrigues Galinha-de-Sá, Maria Antónia Miranda Rebelo Botelho Alfaro Velez. A fenomenologia de van Kaam: contributosteórico-metodológicos para a investigação em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 6º de outubro de 2022 [citado 18º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127701

Edição

Seção

Seção Fenomenologia