Validação de checklist para utilização em cirurgia cardíaca segura

Autores

  • Alba Regina Cartaxo Sampaio Thomé
  • Thaís Honório Lins Bernardo
  • Patrícia de Albuquerque Sarmento
  • Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho
  • Elizabete Melo Montanari Fedocci

Resumo

Objetivo: Construir e validar um instrumento no formato checklist para utilização em cirurgia cardíaca segura.
Método: Pesquisa metodológica realizada nas seguintes etapas: revisão da literatura; construção dos itens e validação de conteúdo por especialistas em duas etapas, a nível regional com 9 e nacional com 14 juízes. Para análise dos dados, aplicou-se a taxa de concordância por item construído.
Resultados: A construção da versão 1 resultou em 49 itens, a versão 2 apresentou 46 itens, e a versão final 41 itens distribuídos em Sign in (1 a 27), Time out (28 a 32) e Sign out (33 a 41). Na versão final, todos os itens foram validados com concordância superior a 80%.
Conclusão: O checklist foi construído e validado quanto ao conteúdo, composto por 41 itens,e poderá ser utilizado na área de cirurgia cardíaca para a implementação de assistência segura aos pacientes submetidos a esses procedimentos.

Palavras-chave: Lista de checagem. Cirurgia torácica. Procedimentos cirúrgicos cardíacos. Segurança do paciente. Doenças cardiovasculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-03

Como Citar

1.
Alba Regina Cartaxo Sampaio Thomé, Thaís Honório Lins Bernardo, Patrícia de Albuquerque Sarmento, Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Elizabete Melo Montanari Fedocci. Validação de checklist para utilização em cirurgia cardíaca segura. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de outubro de 2022 [citado 28º de março de 2024];43(ESP). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127605