Round multiprofissional com checklist: associação com a melhoria na segurança do paciente em terapia intensiva

Autores

  • Edilaine Maran
  • Laura Misue Matsuda
  • Ana Maria Muller de Magalhães
  • Sonia Silva Marcon
  • João Lucas Campos de Oliveira
  • Alexandre Biasi Cavalcanti
  • Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad
  • Gislene Aparecida Xavier dos Reis

Resumo

Objetivo: Verificar a associação entre round multiprofissional com uso de checklist e práticas de segurança do paciente por profissionais de saúde de uma unidade de terapia intensiva.
Método: Estudo de método misto, delineado pela abordagem sequencial explanatória, realizado em um hospital do sul do Brasil. Os dados quantitativos foram analisados por meio de regressão de Poisson e os dados qualitativos, pela análise de conteúdo. Fez-se a análise integrada por meio da combinação explicada/conectada.
Resultados: No período pós-implementação dos rounds com uso sistemático de checklist houve melhora significativa da profilaxia de tromboembolia venosa, sedação leve, redução dos dias de uso de ventilação mecânica, cateter venoso central e de sonda vesical de demora.
Conclusão: O round multiprofissional com uso sistemático de checklist, associado com a melhoria nas práticas de segurança do paciente, foi considerado como uma estratégia que assegura melhores cuidados em terapia intensiva e favorece a satisfação no trabalho.

Palavras-chave: Lista de checagem. Visitas com preceptor. Unidades de terapia intensiva. Segurança do paciente. Equipe de assistência ao paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-03

Como Citar

1.
Edilaine Maran, Laura Misue Matsuda, Ana Maria Muller de Magalhães, Sonia Silva Marcon, João Lucas Campos de Oliveira, Alexandre Biasi Cavalcanti, Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Gislene Aparecida Xavier dos Reis. Round multiprofissional com checklist: associação com a melhoria na segurança do paciente em terapia intensiva. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de outubro de 2022 [citado 29º de março de 2024];43(ESP). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127604