Conhecimento de enfermeiros sobre dermatite associada à incontinência em um hospital de ensino

Autores

  • Greice Miranda Duarte
  • Alynne Maria de Brito Medeiros
  • Cláudia Daniella Avelino Vasconcelos
  • Grazielle Roberta Freitas da Silva
  • Elaine Maria Leite Rangel Andrade

Resumo

Objetivo: Verificar o conhecimento de enfermeiros acerca da dermatite associada à incontinência em um hospital de ensino.
Método: Pesquisa descritiva, transversal e com análise quantitativa, realizado com 90 enfermeiros de um hospital universitário do nordeste do País entre janeiro e fevereiro de 2021. Os dados foram coletados através de um questionário online auto aplicado. Os dados foram analisados através do teste Exato de Fisher.
Resultados: 75,6% dos participantes apresentaram conhecimento sobre a definição de dermatite associada à incontinência, contudo a maioria dos participantes errou sobre diversos fatores, tais como: identificação da imagem (58,9%), avaliação (66,7%), prevenção e tratamento (58,9%), método de avaliação de risco (62,2%).
Conclusão: Os participantes apresentam fragilidades no conhecimento de dermatite associada à incontinência. Recomenda-se a reprodução deste estudo em outros cenários, a fim de contribuir com a produção de protocolos que otimizem o manejo.
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem. Dermatite. Estomaterapia. Hospitalização. Hospitais universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-03

Como Citar

1.
Greice Miranda Duarte, Alynne Maria de Brito Medeiros, Cláudia Daniella Avelino Vasconcelos, Grazielle Roberta Freitas da Silva, Elaine Maria Leite Rangel Andrade. Conhecimento de enfermeiros sobre dermatite associada à incontinência em um hospital de ensino. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de outubro de 2022 [citado 28º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127601

Edição

Seção

Artigos Originais