Linguagens padronizadas de enfermagem em ortopedia na perspectiva do nursing role effectiveness model

Autores

  • Marcos Barragan da Silva
  • Bruna Engelman
  • Manoela Schmarczek Figueiredo
  • Miriam de Abreu Almeida

Resumo

Objetivo: Analisar as Linguagens padronizadas de enfermagem em ortopedia na perspectiva do Nursing Role Effectiveness Model.
Método: Pesquisa com método misto realizado em um hospital do Sul do Brasil entre abril de 2016 a fevereiro de 2017. Os dados quantitativos foram coletados de 85 pacientes ortopédicos usando a NANDA-International, Classificação de Intervenções e Resultados de enfermagem, submetidos à análise estatística. Os dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas com 10 enfermeiros e foram analisadas mediante análise de conteúdo.
Resultados: Dor aguda (96%) foi diagnóstico de enfermagem prevalente. Prevenção de quedas (33,3%) foi a intervenção mais prescrita. Nível de Dor, Posicionamento do Corpo: autoiniciado e Mobilidade apresentaram aumento nos escores de resultado (p<0,001). Nas entrevistas os enfermeiros apontaram que os diagnósticos prioritários e as intervenções de enfermagem contribuíram para a melhoria dos resultados de mobilidade.
Conclusão: Os resultados revelaram que o foco das Linguagens padronizadas de enfermagem em ortopedia na perspectiva do Nursing Role Effectiveness Model reside no contexto da mobilidade, porém precisa de melhorias na acurácia diagnóstica e registro no prontuário do paciente.

Palavras-chave: Processo de enfermagem. Diagnóstico de enfermagem. Enfermagem ortopédica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-03

Como Citar

1.
Marcos Barragan da Silva, Bruna Engelman, Manoela Schmarczek Figueiredo, Miriam de Abreu Almeida. Linguagens padronizadas de enfermagem em ortopedia na perspectiva do nursing role effectiveness model. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de outubro de 2022 [citado 29º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127597

Edição

Seção

Artigos Originais