Gestão do cuidado em enfermagem na proteção radiológica em radiologia intervencionista

Autores

  • Tiago Jorge Anderson
  • Alacoque Lorenzini Erdmann
  • Marli Terezinha Stein Backes

Resumo

Objetivo: Refletir sobre os elementos da gestão do cuidado em enfermagem na proteção radiológica em radiologia intervencionista.
Metodologia: Estudo reflexivo realizado a partir de artigos e legislação nacional e internacional abordando a temática da gestão do cuidado em enfermagem e proteção radiológica em radiologia intervencionista.
Resultados:A partir das concepções de gestão do cuidado em enfermagem e atuação profissional na prática vislumbrou-se como elementos dessa gestão: conhecimentos e aplicabilidade dos princípios de proteção radiológica, efeitos biológicos da radiação ionizante, monitoramento de dose ocupacional, equipamentos de proteção individual e coletiva, segurança do paciente, educação em proteção radiológica, programa de garantia de qualidade.
Conclusão: A gestão do cuidado em enfermagem em proteção radiológica em radiologia intervencionista é implementada de forma incipiente no que tange aos cuidados voltados para redução de dose, seja para trabalhadores ou paciente. Torna-se necessário reconhecer, compreender e caracterizar a gestão do cuidado em enfermagem nesse cenário.

Palavras-chaves: Proteção radiológica. Radiologia intervencionista. Gestão em saúde.
Cuidados de enfermagem. Serviço hospitalar de radiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-03

Como Citar

1.
Tiago Jorge Anderson, Alacoque Lorenzini Erdmann, Marli Terezinha Stein Backes. Gestão do cuidado em enfermagem na proteção radiológica em radiologia intervencionista. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de outubro de 2022 [citado 29º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127591

Edição

Seção

Artigos de Reflexão