Vivências e desafios enfrentados pelos profissionais de enfermagem na assistência a pacientes com COVID-19

Autores

  • Ellen Maria Hagopian
  • Genival Fernandes de Freitas
  • Viviane Barreré Martin Taffner
  • Fabio Soares de Mello
  • Margarete Maria Rodrigues
  • Marcus Vinicius de Lima Oliveira

Resumo

Objetivos: Compreender a percepção durante a atuação assistencial dos profissionais de enfermagem que trabalham em unidades de internação no atendimento de pacientes com diagnóstico confirmado de COVID-19 e descrever a experiência e os desafios do trabalho destes nesta área de atuação.
Método: Estudo exploratório descritivo, do tipo qualitativo. As entrevistas foram individuais, realizadas de forma presencial. Os dados sociodemográficos foram coletados previamente por meio de um questionário autoaplicável.
Resultados: A amostra foi composta por 25 profissionais da área da saúde sendo 84% enfermeiros e 16% técnicos de enfermagem. A partir da análise do conteúdo das falas dos participantes foram construídas seis categorias temáticas: A incerteza e o medo do novo e do desconhecido; Desafios pessoais e sociais atuando junto ao COVID-19; A relevância dos recursos humanos e materiais, atrelados à educação permanente em serviço para o enfrentamento; Dubiedade de sentimentos dos participantes frente a manifestações de apoio ou de preconceito por parte da coletividade; Reações dos profissionais de saúde à inobservância da recomendação de distanciamento social por parte da população; Insuficiência na formação profissional para o enfrentamento da pandemia.
Conclusão: As vivências e desafios emergidos nessa pesquisa desdobram em distintas formas como medo do desconhecido, desafios sociais e pessoais a serem superados assim como o impacto do comportamento social na vida dos profissionais de enfermagem e, a questão da formação e preparo profissional para enfrentamento da pandemia.

Palavras-chave: Atenção à saúde. Infecções por coronavírus. Saúde do trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-03

Como Citar

1.
Ellen Maria Hagopian, Genival Fernandes de Freitas, Viviane Barreré Martin Taffner, Fabio Soares de Mello, Margarete Maria Rodrigues, Marcus Vinicius de Lima Oliveira. Vivências e desafios enfrentados pelos profissionais de enfermagem na assistência a pacientes com COVID-19. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de outubro de 2022 [citado 19º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127589

Edição

Seção

Artigos Originais