Influência do letramento funcional em saúde na adesão ao tratamento com antidepressivos

Autores

  • Alessandro Magon de Sá
  • Vanessa Casagrande
  • Eduardo Federighi Baisi Chagas
  • Osni Lázaro Pinheiro

Resumo

Objetivo: Verificar a influência do nível de letramento funcional em saúde dos pacientes na adesão ao tratamento com antidepressivos.
Método: Estudo transversal, realizado nas farmácias da Secretaria Municipal de Saúde de Marília-SP, em 2020/2021. O questionário de letramento funcional verificou as habilidades numéricas e de interpretação dos pacientes, diante de textos relacionados à área de saúde. A adesão ao tratamento foi verificada pela escala de adesão terapêutica de Morisky, e os dados foram analisados por Anova-one-way e teste de Kruskal-Wallis.
Resultados: Participaram do estudo 150 pacientes, cuja maioria apresentou falhas na adesão e nível inadequado de letramento funcional em saúde, entretanto, não houve correlação entre letramento funcional em saúde e adesão ao tratamento.
Conclusão: Embora não tenha sido encontrada correlação entre as variáveis, há a necessidade de maiores investimentos em relação à adesão ao tratamento, com estratégias que considerem o nível de letramento funcional em saúde, nestes pacientes.

Palavras-chave: Letramento em saúde. Antidepressivos. Adesão à medicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-08-18

Como Citar

1.
Alessandro Magon de Sá, Vanessa Casagrande, Eduardo Federighi Baisi Chagas, Osni Lázaro Pinheiro. Influência do letramento funcional em saúde na adesão ao tratamento com antidepressivos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18º de agosto de 2022 [citado 18º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126647

Edição

Seção

Artigos Originais