Fatores associados ao presenteísmo em profissionais de enfermagem ambulatorial

Autores

  • Gisele Massante Peixoto Tracera
  • Katerine Moraes dos Santos
  • Flaviana Pereira Bastos Nascimento
  • Elizabeth Camacho Fonseca
  • Ângela Maria Mendes Abreu
  • Regina Célia Gollner Zeitoune

Resumo

Objetivo: Analisar o perfil sociodemográfico, laboral e de saúde dos profissionais de enfermagem atuantes em ambulatórios universitários e sua relação com o presenteísmo.
Método: Estudo transversal realizado com 388 trabalhadores de enfermagem de 11 Unidades Ambulatoriais universitárias no município do Rio de Janeiro. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e a escala SPS-6. Calculou-se as razões de chance de produtos cruzados e seus respectivos intervalos de confiança de 95%.
Resultados: Evidenciou-se o presenteísmo em mais da metade dos profissionais (51%, n=198), sendo a razão de chances de ocorrer o presenteísmo maior 2,12 vezes (IC 95% 1,02-4,40) entre profissionais com vínculo permanente, 6,67 vezes (IC 95% 2,51-17,67) entre doentes crônicos, e 3,06 vezes (IC 95% 1,97-4,74) entre absenteístas.
Conclusão: Há relação entre o presenteísmo e o perfil dos profissionais de enfermagem. Concluiu-se que muitas horas produtivas podem estar sendo perdidas, tendo em vista o comportamento presenteísta dos participantes.

Palavras-chave: Presenteísmo. Nursing. Equipe de enfermagem. Saúde do trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-08-01

Como Citar

1.
Gisele Massante Peixoto Tracera, Katerine Moraes dos Santos, Flaviana Pereira Bastos Nascimento, Elizabeth Camacho Fonseca, Ângela Maria Mendes Abreu, Regina Célia Gollner Zeitoune. Fatores associados ao presenteísmo em profissionais de enfermagem ambulatorial. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1º de agosto de 2022 [citado 18º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126339

Edição

Seção

Artigos Originais