Absenteísmo de enfermeiros e técnicos de enfermagem na unidade de urgência e emergência

Autores

  • Priscila Braga de Oliveira
  • Wilza Carla Spiri

Resumo

Objetivo: Associar o absenteísmo dos enfermeiros e técnicos de enfermagem com o ambiente de trabalho na unidade de urgência e emergência.
Método: Estudo de coorte, unidade de urgência e emergência de hospital público, 57 técnicos de enfermagem e 14 enfermeiros, de outubro de 2017 a outubro de 2018. Aplicação de instrumento com dados sociodemográficos e laborais, absenteísmo referido e versão brasileira validada do Nursing Work Index Revised. Análise por regressão logística múltipla, associações significativas se p< 0,05.
Resultados: Ambiente de trabalho apresentou média 3,10 para enfermeiros e técnicos de enfermagem. Quanto mais desfavorável o ambiente, maior a chance de não comparecimento ao trabalho. Fatores que aumentam a chance de absenteísmo: ser solteiro ou divorciado e trabalhar em período noturno. Fatores que diminuem a chance: ser enfermeiro e possuir outro emprego.
Conclusão: O ambiente de trabalho desfavorável à prática profissional aumenta a chance de absenteísmo dos enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Palavras-chave: Ambiente de trabalho. Equipe de enfermagem. Absenteísmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-08-01

Como Citar

1.
Priscila Braga de Oliveira, Wilza Carla Spiri. Absenteísmo de enfermeiros e técnicos de enfermagem na unidade de urgência e emergência. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1º de agosto de 2022 [citado 28º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126337

Edição

Seção

Artigos Originais