Padrão espaço-temporal e fatores relacionados à tuberculose na infância

Autores

  • George Jó Bezerra Sousa
  • Valéria de Oliveira Lourenço
  • Caroliny Cristine dos Santos Mendes
  • Mayara Nascimento de Vasconcelos
  • Thatiana Araujo Maranhão
  • Maria Lúcia Duarte Pereira

Resumo

Objetivo: Identificar o padrão espaço-temporal da tuberculose na infância e os fatores sociodemográficos a ela relacionados.
Método: Estudo ecológico, que utilizou como unidades de análise os municípios do estado do Ceará. Utilizou-se como fonte de dados o Sistema de Informação de Agravos de Notificação durante janeiro de 2001 a dezembro de 2017. Realizou-se análise descritiva das características dos casos, do padrão temporal e espacial da incidência da doença e regressão com indicadores sociodemográficos.
Resultados: Identificou-se incidência média de 3,48 casos/100 mil hab., com redução de 5,7% de durante o período de 2003-2017 (p<0,001). Foram relacionados à tuberculose na infância: proporção da população em domicílios com água encanada (β=0,05), proporção da população em domicílios com densidade >2 (β=0,09) e número de mulheres chefes de família e com filhos menores de 15 anos (β=0,0003).
Conclusão: Indicadores de condições de moradia e vulnerabilidade foram relacionados a tuberculose na infância.

Palavras-chave: Tuberculose. Criança. Adolescente. Epidemiologia. Análise espacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-08-01

Como Citar

1.
George Jó Bezerra Sousa, Valéria de Oliveira Lourenço, Caroliny Cristine dos Santos Mendes, Mayara Nascimento de Vasconcelos, Thatiana Araujo Maranhão, Maria Lúcia Duarte Pereira. Padrão espaço-temporal e fatores relacionados à tuberculose na infância. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1º de agosto de 2022 [citado 16º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126335

Edição

Seção

Artigos Originais