Fatores relacionados à dor musculoesquelética de enfermeiros no âmbito hospitalar: estudo transversal

Autores

  • Carmen Cristiane Schultz
  • Christiane de Fátima Colect
  • Patrícia Treviso
  • Eniva Miladi Fernandes Stumm

Resumo

Objetivo: Analisar a relação entre dor musculoesquelética e variáveis sociodemográficas e laborais de enfermeiros no âmbito hospitalar.
Método: Pesquisa transversal, descritiva, realizada de dezembro/2019 a março/2020 com 83 enfermeiros de um hospital. Avaliadas características sociodemográficas e laborais relacionadas com a dor e analisadas com estatística descritiva e inferencial.
Resultados: 75,9% apresentaram dor, formigamento e dormência no último ano. Regiões mais acometidas: pescoço, parte superior das costas e ombros; 36% avaliaram sua dor como moderada e 14,6%, intensa; verificada diferença estatística significativa entre intensidade da dor e jornada diária (p = 0,046) e turno de trabalho (p = 0,029).
Conclusão: Enfermeiros sentem dor musculoesquelética em diversas regiões anatômicas e a intensidade da mesma está relacionada com o tempo de formação e atuação na enfermagem, turno e carga horária semanal de trabalho.

Palavras-chave: Saúde do trabalhador. Dor. Enfermeiras e enfermeiros. Hospitais. Assistência hospitalar. Segurança do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-07

Como Citar

1.
Carmen Cristiane Schultz, Christiane de Fátima Colect, Patrícia Treviso, Eniva Miladi Fernandes Stumm. Fatores relacionados à dor musculoesquelética de enfermeiros no âmbito hospitalar: estudo transversal. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de julho de 2022 [citado 28º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125757

Edição

Seção

Artigos Originais