Promoção da saúde infantil na perspectiva de enfermeiros da estratégia saúde da família

Autores

  • Aline Biondo Alcantara
  • Lilian de Lima
  • Marli Teresinha Cassamassimo Duarte
  • Cristina Maria Garcia de Lima Parada
  • Vera Lúcia Pamplona Tonete

Resumo

Objetivo: Apreender concepções e experiências de enfermeiros sobre ações de promoção da saúde infantil em unidades de saúde da família.

Métodos: Estudo exploratório, com análise de conteúdo temática de depoimentos, obtidos por entrevistas semiestruturadas com 11 enfermeiros de município paulista.

Resultados: Emergiram três categorias temáticas sobre ações de promoção da saúde infantil: devem ser contextualizadas, prever a integralidade do cuidado e visar o autocuidado; realizam-se por meio de orientações sobre saúde compartilhadas pelos profissionais com crianças e suas famílias, dentro e fora das unidades de saúde; apresentam desafios a serem superados pelos serviços da saúde, como falta de envolvimento e valorização da família quanto ao acompanhamento infantil.

Conclusões: As concepções apreendidas se aproximaram das premissas dos documentos oficiais sobre promoção da saúde, contudo, as experiências práticas incluíram dificuldades relativas aos contextos de vida das crianças, suas famílias e serviços de saúde, comprometendo a consecução da integralidade do cuidado.

Palavras-chave: Promoção da saúde. Saúde da criança. Enfermeiras e enfermeiros. Atenção primária à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-07

Como Citar

1.
Aline Biondo Alcantara, Lilian de Lima, Marli Teresinha Cassamassimo Duarte, Cristina Maria Garcia de Lima Parada, Vera Lúcia Pamplona Tonete. Promoção da saúde infantil na perspectiva de enfermeiros da estratégia saúde da família. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de julho de 2022 [citado 19º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125752

Edição

Seção

Artigos Originais