Percepções do preceptor sobre o processo ensino-aprendizagem e práticas colaborativas na atenção primária à saúde

Autores

  • Katia Fernanda Alves Moreira
  • Cleson Oliveira de Moura
  • Daiana Evangelista Rodrigues Fernandes
  • Edson dos Santos Farias
  • Aldrin de Sousa Pinheiro
  • Arlindo Gonzaga Branco Junior

Resumo

Objetivo: Analisar as percepções dos preceptores acerca do processo ensino-aprendizagem, bem como as fortalezas e as fragilidades para implementar as práticas colaborativas na Atenção Primária à Saúde.
Método: Pesquisa qualitativa, desenvolvida entre outubro e dezembro de 2019 com 96 preceptores (cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos) da Estratégia de Saúde da Família. Os dados foram obtidos através de questionário e submetidos a Análise de Conteúdo, utilizando o software Maxqda-2020.
Resultados: Foram evidenciadas três categorias: 1. Um novo saber-fazer precisa ser ensinado a quem ensina, 2. o ensinar e o assistir no processo da preceptoria e 3. abordagem centrada na pessoa: paradigma para o trabalho colaborativo revelam dificuldades e tensões no trabalho do preceptor e de práticas colaborativas.
Conclusão: O estudo identificou a necessidade de qualificar os preceptores com novas abordagens para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, para o trabalho em equipe e práticas interprofissionais colaborativas no contexto da Atenção Primária à Saúde.

Palavras-chave: Atenção primária à saúde. Preceptoria. Ensino. Aprendizagem. Relações interprofissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-07

Como Citar

1.
Katia Fernanda Alves Moreira, Cleson Oliveira de Moura, Daiana Evangelista Rodrigues Fernandes, Edson dos Santos Farias, Aldrin de Sousa Pinheiro, Arlindo Gonzaga Branco Junior. Percepções do preceptor sobre o processo ensino-aprendizagem e práticas colaborativas na atenção primária à saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de julho de 2022 [citado 18º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125747

Edição

Seção

Artigos Originais