Adesão terapêutica sob o olhar foucaultiano: saberes/poderes nos Manuais de Controle da Tuberculose no Brasil

Autores

  • Priscila Tadei Nakata Zago
  • Rosana Maffacciolli
  • Deise Lisboa Riquinho
  • Maria Henriqueta Luce Kruse
  • Cristianne Maria Famer Rocha

Resumo

Objetivo: Investigar quais saberes emergem nos Manuais de Controle da Tuberculose e como as relações de poder são instituídas para adesão terapêutica.
Método: Pesquisa documental, qualitativa, que analisou cinco manuais publicados entre 2002 e 2019, disponíveis no Website do Ministério da Saúde, a partir do referencial teórico metodológico de Michel Foucault.
Resultados: 1. Saberes: a capacitação de recursos humanos; ações de vigilância em saúde; medicalização; e multifuncionalidade dos enfermeiros no enfrentamento dos determinantes sociais da tuberculose. 2. Relações de poder: se articulam entre diferentes sujeitos e instituem disciplinas sobre o corpo e o comportamento da pessoa em tratamento.
Conclusões: Determinados saberes/poderes constituem as ações de adesão terapêutica ao tratamento da tuberculose e normalizam a forma “correta/verdadeira” de se conduzir o controle da doença. Tais condutas remetem à autorresponsabilização, autonomia e empoderamento do sujeito, mas não levam em consideração as inúmeras condições de vulnerabilidade existentes no histórico das pessoas com tuberculose.

Palavras-chave: Tuberculose. Cooperação e adesão ao tratamento. Promoção da saúde. Discurso. Política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-07

Como Citar

1.
Priscila Tadei Nakata Zago, Rosana Maffacciolli, Deise Lisboa Riquinho, Maria Henriqueta Luce Kruse, Cristianne Maria Famer Rocha. Adesão terapêutica sob o olhar foucaultiano: saberes/poderes nos Manuais de Controle da Tuberculose no Brasil. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de julho de 2022 [citado 28º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125746

Edição

Seção

Artigos Originais