Vislumbrando uma possibilidade para o envelhecimento ativo: as atividades universitárias para idosos

Autores

  • Flávia Maria Derhun
  • Giovana Aparecida de Souza Scolari
  • Vivian Carla de Castro
  • Montserrat Puig Llobet
  • Maria Aparecida Salci
  • Lígia Carreira

Resumo

Objetivo: Desvelar as condições que permitem à Universidade Aberta à Terceira Idade configurar-se como possibilidade para o envelhecimento ativo.

Método: Estudo qualitativo ancorado no referencial teórico do Interacionismo Simbólico e metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram, no período de abril a outubro de 2020, por meio de entrevistas individuais, 14 idosos, dois coordenadores e seis docentes vinculados às atividades universitárias para idosos. A análise dos dados foi realizada por três etapas interdependentes de codificações - aberta, axial e integração - com apoio do software Atlas.ti.

Resultados: As condições que permitem ao programa configurar-se como oportunidade para o envelhecimento ativo relacionam-se aos significados atribuídos sobre envelhecer bem; à determinação social da participação; às motivações na busca pelo programa; às funções executadas pelo programa e; às políticas públicas e institucionais da universidade a qual se vincula.

Considerações Finais: As atividades universitárias para idosos são uma possibilidade para o envelhecimento ativo, mas barreiras socialmente construídas dificultam o acesso às mesmas.

Palavras-chave: Envelhecimento saudável. Universidades. Aposentadoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-07

Como Citar

1.
Flávia Maria Derhun, Giovana Aparecida de Souza Scolari, Vivian Carla de Castro, Montserrat Puig Llobet, Maria Aparecida Salci, Lígia Carreira. Vislumbrando uma possibilidade para o envelhecimento ativo: as atividades universitárias para idosos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de julho de 2022 [citado 18º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125742

Edição

Seção

Artigos Originais