Empreendedorismo e educação empreendedora no contexto da pós-graduação em enfermagem

Autores

  • Fernanda Hannah da Silva Copelli
  • Alacoque Lorenzini Erdmann
  • José Luís Guedes dos Santos
  • Dirce Stein Backes
  • Jussara Gue Martini

Resumo

Objetivo: Compreender o empreendedorismo e a educação empreendedora no contexto da pós-graduação em enfermagem.
Método: Estudo qualitativo, do tipo Teoria Fundamentada nos Dados. A amostragem teórica foi composta por 15 estudantes de mestrado e doutorado e sete docentes de um programa de pós-graduação em enfermagem de uma Universidade do sul do Brasil. Realizaram-se entrevistas individuais entre agosto/2018 e fevereiro/2019 em local definido pelos participantes, em geral a Universidade. Os dados foram coletados e analisados simultaneamente por codificação inicial e focalizada.
Resultados: Emergiram três categorias e 11 subcategorias que, interrelacionadas, representaram o fenômeno “Vislumbrando o empreendedorismo e a educação empreendedora na pós-graduação em enfermagem”.
Conclusão: O empreendedorismo e a educação empreendedora, no contexto da pós-graduação em enfermagem, foram compreendidos como processos incipientes e promissores. Nesse sentido, é preciso que se intensifiquem estudos para demostrar as possibilidades empreendedoras da área.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Enfermagem. Educação em enfermagem. Educação de pós-graduação em enfermagem. Política de inovação e desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-07

Como Citar

1.
Fernanda Hannah da Silva Copelli, Alacoque Lorenzini Erdmann, José Luís Guedes dos Santos, Dirce Stein Backes, Jussara Gue Martini. Empreendedorismo e educação empreendedora no contexto da pós-graduação em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de julho de 2022 [citado 29º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125740

Edição

Seção

Artigos Originais