Construção de protocolo de cuidados de enfermagem à criança no pós-transplante de células-tronco hematopoiéticas

Autores

  • Jéssica Alline Pereira Rodrigues
  • Maria Ribeiro Lacerda
  • Cristina Maria Galvão
  • Ingrid Meireles Gomes
  • Marcia Regina Cubas
  • Ana Paula Pereira Fernandes

Resumo

Objetivo: Construir protocolo de cuidados de enfermagem à criança no pós-transplante de células-tronco hematopoiéticas.
Método: Pesquisa metodológica conduzida entre janeiro e setembro de 2019 e, em três etapas: a) realização de revisão integrativa (cuidados de enfermagem foram identificados); b) estruturação e organização teórica de cuidados a partir da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, complementando os dados da revisão; c) desenvolvimento do protocolo, cuja elaboração integrou as etapas anteriores. A análise de compreensão de itens/cuidados do protocolo foi realizada por três enfermeiros especialistas.
Resultados: O protocolo de cuidados é composto por 40 problemas de enfermagem e está organizado de acordo com as  necessidades psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais de crianças submetidas ao transplante, integrando cuidados práticos e de orientação.
Conclusão: O protocolo é opção tecnológica para a assistência de enfermagem à criança transplantada, com vistas à prevenção e manejo das complicações.

Palavras-chave: Pesquisa metodológica em enfermagem. Transplante de células-tronco hematopoéticas. Diagnóstico de
enfermagem. Cuidados de enfermagem. Criança. Terminologia padronizada em enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-04

Como Citar

1.
Jéssica Alline Pereira Rodrigues, Maria Ribeiro Lacerda, Cristina Maria Galvão, Ingrid Meireles Gomes, Marcia Regina Cubas, Ana Paula Pereira Fernandes. Construção de protocolo de cuidados de enfermagem à criança no pós-transplante de células-tronco hematopoiéticas. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 4º de julho de 2022 [citado 28º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125665

Edição

Seção

Artigos Originais