Comunicação de más notícias no contexto dos cuidados paliativos neonatal: experiência de enfermeiros intensivistas

Autores

  • Beatriz Helena Naddaf Camilo
  • Taynnara Caroline Serafim
  • Natália Rejane Salim
  • Álida Maria de Oliveira Andreato
  • Júlia Rudzinski Roveri
  • Maira Deguer Misko

Resumo

Objetivos: Conhecer as experiências de atuação de enfermeiros em Unidades de terapia intensiva neonatal diante do processo de comunicação de más notícias à família de recém-nascidos em cuidados paliativos.
Métodos: Estudo de abordagem qualitativa descritiva, do qual participaram 17 profissionais. Os dados foram coletados através de um roteiro de entrevista semiestruturado, no período de dezembro/2018 a fevereiro/2019 e submetidos à análise de conteúdo.
Resultados: Emergiram quatro categorias teóricas, com 11 subcategorias inseridas: significados atribuídos à má notícia; a enfermagem como suporte à família; dificuldades para lidar com o processo de comunicação de más notícias; a enfermagem e o envolvimento com o sofrimento da família.
Considerações finais: Os desafios para lidar com a situação mostram estar relacionados à falta de preparo, impotência e subjetividades. Os resultados ampliam o conhecimento sobre a temática e possibilitam o aprimoramento da assistência de enfermagem nesse contexto.

Palavras-chave: Cuidados paliativos. Comunicação. Enfermeiras e enfermeiros. Recém-nascido. Unidades de terapia intensiva neonatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-04

Como Citar

1.
Beatriz Helena Naddaf Camilo, Taynnara Caroline Serafim, Natália Rejane Salim, Álida Maria de Oliveira Andreato, Júlia Rudzinski Roveri, Maira Deguer Misko. Comunicação de más notícias no contexto dos cuidados paliativos neonatal: experiência de enfermeiros intensivistas. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 4º de julho de 2022 [citado 29º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125651

Edição

Seção

Artigos Originais