Percepção de familiares e profissionais de saúde sobre a violência institucional à criança hospitalizada

Autores

  • Ana Carla Petersen de Oliveira Santos
  • Climene Laura de Camargo
  • Mara Ambrosina de Oliveira Vargas
  • Marimeire Morais da Conceição
  • Maria Carolina Ortiz Whitaker
  • Rochelle Cíntia Militão Maciel
  • Simone Conceição Oliveira Baptista
  • Marisa Reis do Espírito Santo

Resumo

Objetivo: Compreender a percepção de familiares e profissionais de saúde sobre a Violência Institucional à criança hospitalizada.

Método: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, de aproximações com o pensamento foucaultiano, realizado em unidade pediátrica de hospital de grande porte em Salvador/Bahia. Participaram 10 mães e 39 profissionais de saúde. A coleta de dados ocorreu entre novembro/2018 e outubro/2019 através de entrevista semiestruturada. Foi realizada análise de conteúdo dos dados, com auxílio do software NVIVO12. O estudo foi aprovado por um comitê de ética e respeitou a Resolução 466/2012.

Resultados: A Violência Institucional foi compreendida pelos participantes como: práticas de cuidado abusivas; problemas nas relações entre profissionais, criança e família; precarização da estrutura hospitalar.

Conclusão: A percepção de familiares e profissionais de saúde sobre a presença da Violência Institucional no cuidado hospitalar infantil demonstra a necessidade de estabelecer ações para o seu enfrentamento para assegurar a dignidade da criança durante a hospitalização.

Palavras-chave: Maus-tratos infantis. Criança hospitalizada. Cuidado da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-06-02

Como Citar

1.
Ana Carla Petersen de Oliveira Santos, Climene Laura de Camargo, Mara Ambrosina de Oliveira Vargas, Marimeire Morais da Conceição, Maria Carolina Ortiz Whitaker, Rochelle Cíntia Militão Maciel, Simone Conceição Oliveira Baptista, Marisa Reis do Espírito Santo. Percepção de familiares e profissionais de saúde sobre a violência institucional à criança hospitalizada. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2º de junho de 2022 [citado 19º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125015

Edição

Seção

Artigos Originais