Construção e validação de cartilha de orientação perioperatória e segurança do paciente

Autores

  • Ana Paula Ferreira
  • Kellen Rosa Coelho
  • Thalyta Cristina Mansano Schlosser
  • Vanessa de Brito Poveda
  • Liliane de Lourdes Teixeira Silva

Resumo

Objetivo: Descrever o processo de elaboração e validação de uma cartilha com orientações perioperatórias para os pacientes cirúrgicos.
Método: Estudo metodológico, quantitativo, dividido em três etapas: revisão narrativa, elaboração da cartilha e validação com 23 juízes, enfermeiros especialistas em segurança do paciente/enfermagem perioperatória, que responderam ao Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional via online. A cartilha foi considerada válida quando cada item obteve Índice de Validade de Conteúdo igual ou superior a 0,8.
Resultados: O material elaborado foi dividido em quatro itens: segurança do paciente cirúrgico; orientações pré-operatórias; o centro cirúrgico; orientações após a cirurgia. O Índice de Validade de Conteúdo global na validação com juízes foi 1,0, considerado padrãoouro.
Conclusão: A cartilha foi validada pelos especialistas em relação aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância.

Palavras-chave: Enfermagem perioperatória. Segurança do paciente. Educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-06-02

Como Citar

1.
Ana Paula Ferreira, Kellen Rosa Coelho, Thalyta Cristina Mansano Schlosser, Vanessa de Brito Poveda, Liliane de Lourdes Teixeira Silva. Construção e validação de cartilha de orientação perioperatória e segurança do paciente. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2º de junho de 2022 [citado 27º de novembro de 2022];43. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125014

Edição

Seção

Artigos Originais