Análise do acesso à rede de atenção psicossocial para usuários de álcool e outras drogas da zona rural

Autores

  • Elitiele Ortiz dos Santos
  • Leandro Barbosa de Pinho
  • Aline Basso da Silva
  • Adriane Domingues Eslabão

Resumo

Objetivo: Analisar o acesso à Rede de Atenção Psicossocial para os moradores da zona rural com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas.
Método: Pesquisa qualitativa, baseada no referencial da Avaliação de Empoderamento. A coleta de dados ocorreu de março a dezembro de 2017, e foi realizada através da triangulação de métodos qualitativos com 42 trabalhadores da rede de um município do Rio Grande do Sul, Brasil. A análise dos dados foi realizada pela análise temática.
Resultados: Identificam-se os desafios do acesso, devido a questões culturais e à falta de recursos para estruturação da rede na sua conexão com os territórios rurais. As estratégias de apoio para o acesso incluem a articulação com outros serviços por meio do matriciamento.
Conclusão: O acesso à rede é precário para a prevenção e a continuidade de cuidados. Sugerese uma maior articulação da rede com as equipes rurais e um investimento na estrutura da rede.

Palavras-chave: Zona rural. Usuários de drogas. Consumo de bebidas alcoólicas. Acesso aos serviços de saúde. Avaliação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-06-02

Como Citar

1.
Elitiele Ortiz dos Santos, Leandro Barbosa de Pinho, Aline Basso da Silva, Adriane Domingues Eslabão. Análise do acesso à rede de atenção psicossocial para usuários de álcool e outras drogas da zona rural. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2º de junho de 2022 [citado 13º de agosto de 2022];43. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125003

Edição

Seção

Artigos Originais