Desigualdades no consumo de álcool e uso de celular durante a direção de veículos motorizados

Autores

  • Jacks Soratto
  • Fernanda de Oliveira Meller
  • Vanessa Iribarrem Avena Miranda
  • Cristiane Damiani Tomasi
  • Jose Gomes Temporão
  • Antônio Augusto Schäfer

Resumo

Objetivo: Avaliar as desigualdades sociais de brasileiros (as) no consumo de bebida alcoólica e uso de celular durante a direção de veículos motorizados.
Métodos: estudo transversal realizado com pessoas que dirigiam (n=23.474) em 2019. Os desfechos adotados foram o uso de celular e consumo de bebida alcoólica durante a direção, associado as variáveis sexo, faixa etária, cor da pele, escolaridade e macrorregião de moradia e analisadas através dos índices slope index of inequality a partir de regressão logística.
Resultados: as desigualdades relacionadas ao uso de álcool e direção as desigualdades foram identificadas em adultos de cor da pele parda (7,8) vinculados a Região Norte (6,8). Quanto ao uso de celular na direção foram maiores para faixa etária mais jovem (19,4) e indivíduos com maior escolaridade (27,1).
Conclusão: uso de celular e consumo de álcool na direção de veículos motorizados possui desigualdades sociais referente a faixa etária e escolaridade, e a cor de pele e macrorregião respectivamente.

Palavras-chave: Fatores socioeconômicos. Iniquidade étnica. Direção distraída. Dirigir sob a influência. Telefone celular. Consumo de bebidas alcoólicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-06-02

Como Citar

1.
Jacks Soratto, Fernanda de Oliveira Meller, Vanessa Iribarrem Avena Miranda, Cristiane Damiani Tomasi, Jose Gomes Temporão, Antônio Augusto Schäfer. Desigualdades no consumo de álcool e uso de celular durante a direção de veículos motorizados. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2º de junho de 2022 [citado 13º de agosto de 2022];43. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125002

Edição

Seção

Artigos Originais