Estimulação de crianças com risco para atraso no desenvolvimento: impacto de uma intervenção com mães

Autores

  • Isolda Maria Barros Torquaro
  • Neusa Collect
  • Maria Helena do Nascimento Souza
  • Elenice Maria Cecchetti Vaz
  • Daniele de Souza Vieira
  • Altamira Pereira da Silva Reichert

Resumo

Objetivo: Analisar o impacto de uma intervenção educativa com mães sobre a estimulação de crianças com risco para atraso no desenvolvimento, à luz da Teoria de Paulo Freire.
Método: Estudo de abordagem qualitativa, exploratório e descritivo, realizado em março de 2018 com mães de crianças menores de dois anos matriculadas em Centros de Referência em Educação Infantil. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas após intervenção educativa e analisaram-se os dados obtidos pela técnica temática.
Resultados: Evidenciou-se o aumento do conhecimento das mães e mudanças de atitudes quanto à estimulação infantil após a intervenção, possibilitando socialização das informações com outras mães e empoderamento materno, que ajudam na identificação de alterações, motivação e autonomia para buscar novas formas de promover o desenvolvimento infantil.
Conclusão: A intervenção educativa se mostrou efetiva, pois as mães passaram a estimular seus filhos no domicílio e a compartilhar as informações com outras mães.

Palavras-chave: Desenvolvimento infantil. Educação em saúde. Mães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-06-02

Como Citar

1.
Isolda Maria Barros Torquaro, Neusa Collect, Maria Helena do Nascimento Souza, Elenice Maria Cecchetti Vaz, Daniele de Souza Vieira, Altamira Pereira da Silva Reichert. Estimulação de crianças com risco para atraso no desenvolvimento: impacto de uma intervenção com mães. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2º de junho de 2022 [citado 28º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125001

Edição

Seção

Artigos Originais