Produção e validação de vídeo educativo para o incentivo ao aleitamento materno

Autores

  • Daniella Canejo Dantas
  • Fernanda Garcia Bezerra Góes
  • Andressa Silva Torres dos Santos
  • Aline Cerqueira Santos Santana da Silva
  • Maria da Anunciação Silva
  • Liliane Faria da Silva

Resumo

Objetivo: Produzir e validar uma tecnologia educacional em saúde em formato de vídeo, para o incentivo ao aleitamento materno junto às famílias.
Métodos: Estudo metodológico, realizado em ambiente virtual, de fevereiro a agosto de 2021, em sete etapas. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo, tendo como desejáveis valores iguais ou maiores a 0,70.
Resultados: O vídeo, com duração de 7 minutos e 38 segundos, foi validado por 20 juízes especialistas e 20 gestantes, puérperas e familiares, mediante Índice de Validade de Conteúdo Global de 0,97 e 1,00, respectivamente. Todos os itens avaliados quanto à funcionalidade, usabilidade, eficiência, técnica audiovisual, ambiente, procedimento, objetivos, organização, estilo do vídeo, aparência e motivação alcançaram índices iguais ou maiores a 0,95.
Conclusões: O vídeo produzido é uma tecnologia educacional validada, que pode ser utilizada para incentivar o aleitamento materno junto às famílias, pois elucida, de maneira inovadora e criativa, distintas questões relacionadas à amamentação.

Palavras-chave: Saúde da criança. Aleitamento materno. Filme e vídeo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-05-27

Como Citar

1.
Daniella Canejo Dantas, Fernanda Garcia Bezerra Góes, Andressa Silva Torres dos Santos, Aline Cerqueira Santos Santana da Silva, Maria da Anunciação Silva, Liliane Faria da Silva. Produção e validação de vídeo educativo para o incentivo ao aleitamento materno. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de maio de 2022 [citado 13º de agosto de 2022];43. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/124827

Edição

Seção

Artigos Originais