Atitudes frente ao comportamento suicida: o efeito de uma intervenção educativa em docentes universitários

Autores

  • Hugo Gedeon Barros dos Santos
  • Alice Milani Nespoli
  • Samira Reschetti Marcon
  • Mariano Martínez Espinosa
  • Jesiele Spindler Faria

Resumo

Objetivo: Analisar o efeito de uma intervenção educativa nas atitudes de docentes universitários frente ao comportamento suicida.
Métodos: Estudo experimental, que realizou uma intervenção educativa com 100 docentes universitários, divididos em dois grupos, controle e intervenção, desenvolvido em três momentos, a pré-avaliação, intervenção e pós avaliação, utilizando a Escala Eskin de Atitudes em Relação ao Suicídio (E-ATSS). As comparações pré e pós-intervenção no mesmo grupo foram realizadas a partir do Teste t pareado para amostras dependentes e Teste de Postos com
Sinais de Wilcoxon, e para comparações entre os grupos utilizou-se o Teste t pareado para amostras independentes e Teste U-Mann Whitney, nível de significância adotado foi de p <0,05.
Resultados: Observou-se mudança de atitude dos docentes nos dois domínios da escala suicídio como doença mental (p< 0,001) e punição após a morte (p< 0,001) cujas atitudes eram negativas na fase pré-avaliação. Para o grupo controle não foram evidenciadas modificações.
Conclusão: A intervenção educativa promoveu mudanças positivas de atitudes, com significativa alteração avaliada ao final da intervenção nos domínios: suicídio como doença mental e punição após a morte.

Palavras-chave: Atitude. Docentes. Suicídio. Comportamento. Capacitação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-05-27

Como Citar

1.
Hugo Gedeon Barros dos Santos, Alice Milani Nespoli, Samira Reschetti Marcon, Mariano Martínez Espinosa, Jesiele Spindler Faria. Atitudes frente ao comportamento suicida: o efeito de uma intervenção educativa em docentes universitários. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de maio de 2022 [citado 13º de agosto de 2022];43. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/124825

Edição

Seção

Artigos Originais