A atuação da equipe de enfermagem em serviços ambulatoriais de radiologia e diagnóstico por imagem

Autores

  • Laura Vargas Acauan
  • Juana Macias Seda
  • Sandra Cristina de Souza Borges Silva
  • Graciele Oroski Paes
  • Liana Amorim Corrêa Trotte
  • Marluci Andrade de Conceição Stipp

Resumo

Objetivo: Conhecer a atuação da enfermagem nos serviços ambulatoriais de radiologia e diagnóstico por imagem acreditados.
Métodos: Estudo exploratório, qualitativo, realizado em janeiro de 2019, através de entrevistas com 21 profissionais coordenadores em três serviços ambulatoriais de imagem na região Sudeste. Formou- se um corpus textual processado por um software e a análise dos dados
ocorreu por meio do método de Reinert.
Resultados: Foram produzidos dois blocos temáticos a partir da organização do conteúdo: atribuições da enfermagem na assistência aos exames de imagem, onde três classes emergiram de conteúdo similar e o outro bloco, a enfermagem e segurança do paciente na radiologia formados por duas classes que demonstraram temáticas análogas.
Conclusão: A enfermagem teve uma atuação relevante na gestão da qualidade, executando ações para mitigação dos riscos, registrando e gerenciando eventos adversos; atuando em processos educativos, focando na qualidade do atendimento e das imagens na perspectiva da segurança do paciente.
Palavras-chave: Enfermagem radiológica e de imagem. Equipe de enfermagem. Papel do profissional de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Diagnóstico por imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-05-25

Como Citar

1.
Laura Vargas Acauan, Juana Macias Seda, Sandra Cristina de Souza Borges Silva, Graciele Oroski Paes, Liana Amorim Corrêa Trotte, Marluci Andrade de Conceição Stipp. A atuação da equipe de enfermagem em serviços ambulatoriais de radiologia e diagnóstico por imagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 25º de maio de 2022 [citado 13º de agosto de 2022];43. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/124762

Edição

Seção

Artigos Originais