Processo assistencial às mulheres com morbidade materna grave: um estudo misto

Autores

  • Jessica Paola Garcia Villalba
  • Adriana Lenho de Figueiredo Pereira
  • Ana Beatriz Azevedo Queiroz
  • Deise Breder dos Santos Batista
  • Juliana Cristina Nascimento Guimarães

Resumo

Objetivo: Descrever as características maternas e obstétricas associadas à morbidade materna
grave e os fatores do processo assistencial envolvidos nesses desfechos graves segundo enfermeiras e médicos.
Método: Estudo misto sequencial em maternidade terciária no município do Rio de Janeiro, a partir de registros da assistência e entrevistas com esses profissionais, de fevereiro a julho de 2019. Aplicaram-se teste qui-quadrado, razão de prevalência e análise de conteúdo temática.
Resultados: Em 66 (100%) mulheres, a pré-eclâmpsia grave (77,3%) foi mais prevalente e ocorreram 12 (18,2%) casos de near miss e um óbito materno. A hemorragia pós-parto (RP=3,21; IC 95% 1,22-8,41) e realização de transfusões sanguíneas (RP= 3,60; IC 95% 1,81-7,16)
contribuíram nos desfechos graves. Há deficiências no sistema de saúde, acesso à saúde reprodutiva e qualidade da assistência.
Conclusão: Melhorias no acesso à saúde e qualidade do processo assistencial são imperiosas para reduzir os desfechos maternos graves.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-05-19

Como Citar

1.
Jessica Paola Garcia Villalba, Adriana Lenho de Figueiredo Pereira, Ana Beatriz Azevedo Queiroz, Deise Breder dos Santos Batista, Juliana Cristina Nascimento Guimarães. Processo assistencial às mulheres com morbidade materna grave: um estudo misto. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19º de maio de 2022 [citado 29º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/124636

Edição

Seção

Artigos Originais