CONSIDERAÇÕES SOBRE O PLANEJAMENTO URBANO DE PORTO ALEGRE: AS RELAÇÕES CENTRO-PERIFERIA NUM POSSÍVEL CENÁRIO PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Fernando dos Santos Calvetti Universidade de São Paulo
  • Allan Matheus Schmila Universidade do Planalto Catarinense

Palavras-chave:

Desenvolvimento urbano, Planejamento urbano, Urbanismo sustentável, Coronavirus, Porto Alegre

Resumo

RESUMO

O presente trabalho se insere numa pesquisa maior ainda em estágio inicial, e analisa as relações de planejamento e mobilidade entre centro e periferia. Tendo a cidade de Porto Alegre como recorte territorial, revisitamos os planos propostos para a cidade, buscando destacar como as áreas centrais foram beneficiadas ao longo do tempo, e como hoje isso se traduz em dificuldades de mobilidade, emprego, renda e habitação para populações periféricas. No campo propositivo, nos detivemos à apresentação, ainda embrionária, de ideias alternativas ao zoneamento por usos típico do planejamento das cidades brasileiras ao longo do século XX. Ao mesmo tempo, entendemos que novas possibilidades e relações foram estabelecidas e ampliadas na atual situação da pandemia mundial, como o trabalho e estudo remotos. Tais fatores se apresentam como capazes de acelerar a fragmentação de fluxos na cidade e descentralização física de determinados usos, ocupações e atividades, dando tração a um movimento anterior à própria pandemia e característica do atual processo de avanços tecnológicos comumente resumidos na expressão “indústria 4.0”. Detemo-nos, a nível de dados, à proposta do Plano de Mobilidade Urbana de 2018.

Palavras-chave: Desenvolvimento urbano. Planejamento urbano. Porto Alegre.

 

ABSTRACT

The present work is part of a larger research that is still in its initial stage, and analyzes the planning and mobility relations between center and periphery. Having the city of Porto Alegre as a territorial cut, we revisit the plans proposed for the city, seeking to highlight how the central areas have benefited over time, and how today this translates into difficulties in mobility, employment, income and housing for peripheral populations. In the propositional field, we stopped at the presentation, still embryonic, of alternative ideas to the zoning by uses typical of the planning of Brazilian cities throughout the 20th century. At the same time, we understand that new possibilities and relationships have been established and expanded in the current situation of the world pandemic, such as remote work and study. Such factors present themselves as capable of accelerating the fragmentation of flows in the city and physical decentralization of certain uses, occupations and activities, giving traction to a movement prior to the pandemic itself and characteristic of the current process of technological advances commonly summarized in the expression “industry 4.0”. In terms of data, we focus on the proposal of the 2018 Urban Mobility Plan.

Keywords: Urban Development. Urban planning. Porto Alegre.

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Biografia do Autor

Fernando dos Santos Calvetti, Universidade de São Paulo

Arquiteto e urbanista (UFRGS), mestre em planejamento urbano e regional (PROPUR/UFRGS), doutorando da FAUUSP no PPG de Arquitetura e Urbanismo e professor dos cursos de arquitetura e urbanismo da Universidade do Planalto Catarinense e da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Allan Matheus Schmila, Universidade do Planalto Catarinense

Estudante de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Univesidade do Planalto Catarinense.

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Publicado

2022-12-31