O consumo na hipermodernidade: o superendividamento como consequência da oferta irresponsável do crédito
DOI:
https://doi.org/10.22456/0104-6594.94438Palavras-chave:
Hipermodernidade, Consumidor, Autonomia da Vontade, SuperendividamentoResumo
RESUMO
O artigo tem o objetivo analisar a relação entre hipermodernidade e consumo, com ênfase na oferta irresponsável do crédito e no superendividamento. Para tanto, por intermédio de estudo bibliográfico, analisa o problema do desenvolvimento da hipermodernidade com a busca da felicidade associada ao consumo na perspectiva de uma sociedade líquida, além de como a cultura do ter que estimula o superendividamento. Por fim, chega-se o entendimento de que o consumidor tem que ser um elemento protagonista nas relações de consumo com o escopo de garantir a autonomia da vontade no ato negocial.
PALAVRAS-CHAVE
Hipermodernidade. Consumidor. Autonomia da Vontade. Superendividamento.
ABSTRACT
The present article aims to analyze the connection between hypermodernity and consumption, with an emphasis on the irresponsible credit supply and over-indebtedness. Therefore, through a bibliographical study, it analyzes the problem of the development of hypermodernity with the search for happiness associated with consumption in the perspective of a liquid society, in addition to how the culture of “owning” stimulates super indebtedness. Finally, it arrives at the understanding that the consumer has to be a protagonist element in consumer relations with the scope of guaranteeing the autonomy of the will in the negotiating act.
KEYWORDS
Hypermodernity. Consumer. Autonomy of Will. Over-indebtedness.
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