Relato de experiência de educação ambiental na Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Autores

  • Ana Luiza Felix Severo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Belinda Pereira da Cunha Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22456/0104-6594.73188

Palavras-chave:

Catador de material reciclável, Educação ambiental, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Oficina, Direito Ambiental,

Resumo

RESUMO

Este artigo apresenta o relato de experiência de educação ambiental na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objeto da oficina foi promover a reflexão crítica ambiental no espaço universitário para a comunidade acadêmica e a sociedade civil. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, métodos para exposição dialogada e estudo de caso para montagem da oficina com fim qualitativo a fim de discutir a importância da educação ambiental na redução de resíduos sólidos destinados aos aterros sanitários. Para a fundamentação teórica trouxe-se autores como Ignacy Sachs e Enrique Leff, os quais trazem o desenvolvimento sustentável como algo a ser alcançado, mas por meio da educação ambiental.  A pesquisa é justificada pela necessidade de disseminar conteúdo voltado ao saber ambiental, neste caso, ao valor da atividade do catador de material reciclável. Dessa forma, como se trata de uma profissão estigmatizada, é essencial para a concretização da sustentabilidade ambiental. Pode-se supor que a educação ambiental é o meio necessário para se reduzir o estigma social da profissão de catador de material reciclável, bem como fomentar a racionalidade ambiental. Como resultados, visa-se relatar a experiência de participantes da oficina apresentada.

ABSTRACT

This paper presents a environmental education experience at the Federal University of Rio Grande of the Norte. The goal of the workshop was to promote environmental education in the university environment for the academic community and the society. We used bibliographical research, methods for communicative exposition and case study to assemble the workshop with a qualitative purpose to discuss the importance of environmental education in the reduction of solid waste destined landfills. For the theoretical basis, authors such as Ignacy Sachs and Enrique Leff have thought about sustainable development as something to be achieved through environmental education. The research is justified by the need to disseminate content aimed at environmental knowledge, in this case, the importance of the recyclable material collector activity. Even as a very stigmatized profession, it is essential for the achievement of environmental sustainability. It can be assumed that environmental education is a necessary mean to reduce the social stigma of the profession of collector of recyclable material, as well as to promote environmental rationality. Therefore, it is intended to report the experience of participants of the workshop presented.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Felix Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Direito Constitucional Público (UFRN/RN). Mestrado em Ciências Políticas e Relações Internacionais (aluna especial) (UFPB/PB). Especialista em Ciências Jurídicas, área de concentração Direitos Humanos, Sociais e Econômicos (UFPB/ESMA/PB). Especialista em Gênero e Diversidade (UFPB/NIPAM/PB). Bacharela em Direito (UNIPÊ/PB). Bacharelanda em Ciências Sociais (UFPB/PB). Efetiva do Governo do Estado da Paraíba, Atualmente trabalha na Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida. Exerceu o cargo de vice-diretora no Centro Educacional do Adolescente - CEA / João Pessoa/PB. Membro do Conselho Editorial da Revista Constituição e Garantia de Direitos (UFRN/RN). Avaliadora da Revista Juris rationis (UNP/RN). Membro do grupo de pesquisa Estudos e saberes ambientais - homenagem a Enrique Leff: sustentabilidade, impactos, racionalidades e Direitos (CNPQ - http://dgp.cnpq.br/dgp/).  Áreas de estudo: Direito Ambiental; Direito da Criança e do Adolescente; Gênero e Diversidade; Direito, Política e Estado; Direitos Humanos; Cidadania; Direito Constitucional.

Belinda Pereira da Cunha, Universidade Federal da Paraíba

Coordenadora do PPGCJ/UFPB; Integra comissão de avaliação QUALIS Livros CAPES para o quadriênio; Colaboradora do PRODEMA - Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento; Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq "Saberes Ambientais - Homenagem a Enrique Leff: Sustentabilidade, Impacto, Gestão e Direitos". Pós-doutorado CAPES Universidade Autônoma do México, Instituto de Investigaciones Sociales, UNAM. Autora de Livros, artigos, palestrante, consultora e assessora científica. Lançou em co-autoria com Leff e outros, EBOOK divulgado em ACADEMICS.EDU "Ohar Jurídico em saberes Ambientais"; lançou Coleção "Direito Agrário Ambiental" pela UFRPE, 2016. Organizadora da obra "CRISE AMBIENTAL". Integra conselhos editoriais e científicas nos temas do Direito, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Orientadora de Mestrado e Doutorado.

Publicado

2017-08-31

Como Citar

SEVERO, A. L. F.; CUNHA, B. P. da. Relato de experiência de educação ambiental na Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, v. 1, n. 36, 2017. DOI: 10.22456/0104-6594.73188. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revfacdir/article/view/73188. Acesso em: 28 mar. 2024.