Prefácio

Autores

  • Carlos Silveira Noronha
  • Alfredo de Jesus Dal Molin Flores
  • Gustavo Castagna Machado
  • Wagner Silveira Feloniuk
  • Ana Helena Karnas Hoefel Pamplona
  • Kenny Sontag
  • Pedro Prezeres Fraga Pereira
  • Augusto Sperb Machado

DOI:

https://doi.org/10.22456/0104-6594.86343

Palavras-chave:

Prefácio

Resumo

 

A revista chega ao número 38 com a publicação do primeiro semestre de 2018. É um número lançado dentro da periodicidade programada e aderindo a todas as normas para as publicações científicas na área do Direito. Mais de uma centena de artigos foram submetidos no edital que antecedeu o número e, após acirrada concorrência, mais um número foi formado e é agora publicado.

Nessa continuidade, os agradecimentos sempre lembrados são aos avaliadores. Centenas de professores e pesquisadores, alguns de outros países, que se dedicam à revista em trabalho voluntário. Eles formam o momento mais relevante para a edição ser possível após a submissão, avaliando o mérito dos artigos nas suas áreas de especialidade. É um apoio necessário e cuja constante realização, por vezes repetida ao longo de diversos anos pelos professores, permite que a revista cumpra suas normas e se mantenha aberta aos melhores trabalhos, reconhecendo-os e permitindo sua indicação para publicação.

Dentre os artigos convidados, temos duas traduções. A primeira do professor alemão de ciência política da Universidade de Frankfurt, Jens Borchert, com trabalho sobre a relação, dentro da teoria democrática contemporânea, entre sistema representativo e elites políticas, seu patamar de autonomia e como isso poderia ser conciliado com o anseio popular por uma democracia mais aberta à participação pública. O segundo artigo é do historiador argentino José María Díaz Couselo e trata de temas importantes para a metodologia da pesquisa na área da História do Direito.

Por fim, o terceiro convidado é o professor Carlos Silveira Noronha, professor aposentado da Faculdade de Direito da UFRGS. O professor tem estado à frente da revista até este momento, mas a publicação é sobretudo uma homenagem a todos os anos anteriores à digitalização, em que ele esteve praticamente sozinho na elaboração de muitas edições, prestando importante papel na continuidade da publicação e à faculdade.

Além dos autores convidados, como ocorre em cada número, foram publicados doze trabalhos recebidos durante o edital público de seleção. Os trabalhos iniciam pela atuação do Supremo Tribunal Federal e por considerações que envolvem Direito e Política em assuntos relevantes e atuais, contribuindo, na área acadêmica, com os temas em questão no Brasil. Além deles, são publicados artigos de Direito Administrativo, Econômico, da Concorrência e do Trabalho, todos considerados relevantes pelos avaliadores e com vieses que trazem contribuições às suas áreas. Por fim, três artigos têm relação com Direito Processual, tanto trazendo assuntos relacionados ao novo Código de Processo Civil, quanto a outras normas que recentemente ingressaram no ordenamento brasileiro e ainda geram questionamentos ou são passíveis de estudos sobre sua aplicação e sucesso.

Os artigos publicados mantêm seu compromisso com a opinião dos avaliadores na escolha dos publicados, a inserção acadêmica de seus autores, a abertura aos diversos temas relevantes e a preocupação geográfica - com obras representando todas as regiões do Brasil.

Desejamos a todos os leitores uma boa leitura, com a expectativa de que as obras contribuam com o cenário acadêmico e com outras pesquisas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

Elementos Introdutórios