Relato de experiência de educação ambiental na Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.22456/0104-6594.73188Palavras-chave:
Catador de material reciclável, Educação ambiental, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Oficina, Direito Ambiental,Resumo
RESUMO
Este artigo apresenta o relato de experiência de educação ambiental na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objeto da oficina foi promover a reflexão crítica ambiental no espaço universitário para a comunidade acadêmica e a sociedade civil. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, métodos para exposição dialogada e estudo de caso para montagem da oficina com fim qualitativo a fim de discutir a importância da educação ambiental na redução de resíduos sólidos destinados aos aterros sanitários. Para a fundamentação teórica trouxe-se autores como Ignacy Sachs e Enrique Leff, os quais trazem o desenvolvimento sustentável como algo a ser alcançado, mas por meio da educação ambiental. A pesquisa é justificada pela necessidade de disseminar conteúdo voltado ao saber ambiental, neste caso, ao valor da atividade do catador de material reciclável. Dessa forma, como se trata de uma profissão estigmatizada, é essencial para a concretização da sustentabilidade ambiental. Pode-se supor que a educação ambiental é o meio necessário para se reduzir o estigma social da profissão de catador de material reciclável, bem como fomentar a racionalidade ambiental. Como resultados, visa-se relatar a experiência de participantes da oficina apresentada.
ABSTRACT
This paper presents a environmental education experience at the Federal University of Rio Grande of the Norte. The goal of the workshop was to promote environmental education in the university environment for the academic community and the society. We used bibliographical research, methods for communicative exposition and case study to assemble the workshop with a qualitative purpose to discuss the importance of environmental education in the reduction of solid waste destined landfills. For the theoretical basis, authors such as Ignacy Sachs and Enrique Leff have thought about sustainable development as something to be achieved through environmental education. The research is justified by the need to disseminate content aimed at environmental knowledge, in this case, the importance of the recyclable material collector activity. Even as a very stigmatized profession, it is essential for the achievement of environmental sustainability. It can be assumed that environmental education is a necessary mean to reduce the social stigma of the profession of collector of recyclable material, as well as to promote environmental rationality. Therefore, it is intended to report the experience of participants of the workshop presented.
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