Modelando a Interação (Humano-Computador) de um Fórum de Discussão para MOOC: MoLIC em uso

Autores

  • Filipe Adeodato Garrido IME/UFBA
  • Beatriz Brito do Rêgo IME/UFBA
  • Ecivaldo de Souza Matos IME/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89250

Palavras-chave:

MOOC, Tutorial Autodirigido, MoLIC.

Resumo

Um dos maiores desafios em MOOC (Massive Open Online Course) é promover engajamento do estudante, a fim de relacionar-se com seus pares e melhorar a aprendizagem durante o curso. Estudos apontam que em cursos MOOC a interação entre os estudantes é posta em segundo plano, cabendo a tarefa de engajar somente ao conteúdo apresentado e aos instrutores. Este artigo apresenta uma proposta de modelagem do design de interação de um fórum de MOOC por meio da MoLIC (Modeling Language for Interaction as Conversation) com a adição de um tutorial autodirigido (user onboard experience) de modo a favorecer o engajamento. Espera-se com a modelagem adequada e o tutorial autodirigido, motivar a colaboração e a integração entre os estudantes para promover a construção e o compartilhamento de conhecimento em rede. A modelagem da interação realizada, por meio da MoLIC, é descrita nos resultados do estudo, com o objetivo de criar cenários de interação propícios para o engajamento dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

ADEODATO GARRIDO, F.; BRITO DO RÊGO, B.; DE SOUZA MATOS, E. Modelando a Interação (Humano-Computador) de um Fórum de Discussão para MOOC: MoLIC em uso. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 321–330, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89250. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89250. Acesso em: 29 mar. 2024.