Validação de uma escala de mensuração de atitude em STEM em um contexto brasileiro na Universidade de Pernambuco utilizando análise fatorial confirmatória
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.86058Palavras-chave:
Atitude sobre STEM, GMB-A-ST, Análise Fatorial Confirmatória, Validação de Escala, Ciência e Tecnologia.Resumo
O ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) dentro de todos os níveis educacionais está se tornando de grande importância em escala mundial, mas no Brasil os números indicam um déficit. Neste contexto, o objetivo deste artigo consiste em validar a aplicação de uma escala de atitude em relação a STEM dentro do contexto brasileiro. A amostra é composta por um grupo alunos ingressantes nos cursos de engenharia. A validação da escala foi feita com a utilização de análise fatorial confirmatória, na qual os resultados apontaram que 67% dos itens da escala eram compatíveis a realidade brasileira. Os outros itens foram alterados, gerando uma nova escala, adaptada ao cenário educacional STEM no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-07-21
Como Citar
F. DE M. MELO, W.; M. A. MACIEL, A.; L. RODRIGUES, R.; A. GOKHALE, A. Validação de uma escala de mensuração de atitude em STEM em um contexto brasileiro na Universidade de Pernambuco utilizando análise fatorial confirmatória. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86058. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86058. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Tecnologia na educação
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).