Prospecção de Pesquisas sobre o uso de Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Geométrico Espacial

Autores

  • Larissa Weyh Monzon PPGIE/UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86031

Palavras-chave:

tecnologias digitais, pensamento geométrico espacial, visualização espacial, revisão sistemática da literatura

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento na qual se investiga possibilidades de impacto das tecnologias digitais sobre o pensamento geométrico espacial de estudantes do Ensino Básico. Para isso, catalogamos e analisamos, via revisão sistemática da literatura, nove periódicos dos quais registramos a ferramenta tecnológica, os aportes teóricos, a metodologia e as conclusões sobre a temática da investigação. Constatou-se a existência de estudos nas quais tecnologias digitais são apontadas como favorecendo a visualização espacial e, assim, podendo desencadear pensamentos geométricos. Como resultado, identificou-se a necessidade de desenvolver propostas de atividades que contribuam para provocar desequilíbrios cognitivos referentes ao pensamento geométrico espacial de estudantes do ensino básico para proporcionar construções de novos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

WEYH MONZON, L.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. Prospecção de Pesquisas sobre o uso de Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Geométrico Espacial. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86031. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86031. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação