Prospecção de Pesquisas sobre o uso de Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Geométrico Espacial
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.86031Palavras-chave:
tecnologias digitais, pensamento geométrico espacial, visualização espacial, revisão sistemática da literaturaResumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento na qual se investiga possibilidades de impacto das tecnologias digitais sobre o pensamento geométrico espacial de estudantes do Ensino Básico. Para isso, catalogamos e analisamos, via revisão sistemática da literatura, nove periódicos dos quais registramos a ferramenta tecnológica, os aportes teóricos, a metodologia e as conclusões sobre a temática da investigação. Constatou-se a existência de estudos nas quais tecnologias digitais são apontadas como favorecendo a visualização espacial e, assim, podendo desencadear pensamentos geométricos. Como resultado, identificou-se a necessidade de desenvolver propostas de atividades que contribuam para provocar desequilíbrios cognitivos referentes ao pensamento geométrico espacial de estudantes do ensino básico para proporcionar construções de novos conhecimentos.Downloads
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Publicado
2018-07-21
Como Citar
WEYH MONZON, L.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. Prospecção de Pesquisas sobre o uso de Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Geométrico Espacial. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86031. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86031. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Tecnologia na educação
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