Um Curso de Programação a Distância com Metodologias Ativas e Análise de Aprendizagem por Métricas de Software

Autores

  • Márcia Gonçalves de Oliveira CEFOR/IFES
  • Adler Neves IFES
  • Mônica Ferreira Silva Lopes IFES
  • Helen França Medeiros IFES
  • Mariella Berger Andrade CEFOR/ IFES
  • Leonardo Leal Reblin UFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75143

Palavras-chave:

programação, metodologias ativas, métricas de software, perfil do aluno.

Resumo

Este trabalho apresenta um curso a distância de Programação C com metodologias ativas e com perfis de alunos representados por métricas de software para análise de dificuldades, habilidades e até competências em programação. O objetivo do curso é formar programadores a partir de metodologias centradas na aprendizagem do aluno e que favoreçam o desenvolvimento das habilidades de programação. Propomos, portanto, para esse curso uma prática assistida apoiada por tecnologia em que o professor possa acompanhar um conjunto de indicadores de aprendizagem e realizar intervenções. Para isso, criamos um sistema que gera automaticamente, para cada programa construído, uma representação de perfil do aluno composta por 348 métricas que quantificam esforço e qualidade de programação. Nos primeiros experimentos, as métricas possibilitaram o reconhecimento de classes de perfis de alunos, dificuldades de aprendizagem, soluções suspeitas de plágio e boas práticas de programação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

GONÇALVES DE OLIVEIRA, M.; NEVES, A.; FERREIRA SILVA LOPES, M.; FRANÇA MEDEIROS, H.; BERGER ANDRADE, M.; LEAL REBLIN, L. Um Curso de Programação a Distância com Metodologias Ativas e Análise de Aprendizagem por Métricas de Software. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75143. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75143. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação a distância