O Apoio da Tecnologia na Produção Textual

Autores

  • Eliseo Berni Reategui Pós-Graduação em Informática na Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Patrícia Campelo Instituto de Letras – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Simone de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70716

Palavras-chave:

Produção Textual. Critérios de Análise. Tecnologias Digitais. Sobek.

Resumo

Este artigo apresenta as dificuldades que os acadêmicos encontram para escrever textos científicos em consonância com os critérios de análise textual. O objetivo foi investigar como uma ferramenta de mineração de texto, capaz de organizálo graficamente, pode apoiar o processo de construção da escrita acadêmica para qualificá-la na dimensão da coerência. Foram escolhidas as abordagens qualitativa e quantitativa, com base em técnicas de coleta de dados como questionários, entrevistas e relatórios. Para analisar os dados foram empregadas estatísticas, análise de conteúdo e triangulação. Os resultados da pesquisa permitiram verificar que a ferramenta auxiliou os professores na avaliação das produções dos alunos, quanto a coerência.

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Biografia do Autor

Simone de Oliveira

Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

BERNI REATEGUI, E.; CAMPELO, P.; DE OLIVEIRA, S. O Apoio da Tecnologia na Produção Textual. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70716. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70716. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas