Mineração de Dados Educacionais Orientada por Atividades de Aprendizagem

Autores

  • João Carlos Sedraz Silva UNIVASF
  • Rodrigo Lins Rodrigues UFRPE
  • Jorge Luis Cavalcanti Ramos UNIVASF
  • Fernando da Fonseca de Souza UFPE
  • Alex Sandro Gomes UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67372

Palavras-chave:

Mineração de Dados Educacionais, Atividades de Aprendizagem, Teoria da Atividade

Resumo

Este trabalho, por meio de um estudo de caso, apresenta uma abordagem de Mineração de Dados Educacionais orientada por atividades de aprendizagem, tendo como referência a Teoria da Atividade. O objetivo do estudo foi analisar as diferenças nos resultados dessa abordagem em relação a um processo de mineração holístico, no qual os modelos de predição permitem análises apenas no nível de disciplina, sem a observação de detalhes das atividades de aprendizagem. Os resultados desta pesquisa apontam vantagens da mineração orientada por atividade, que oferece informações em um contexto de interação significativa, com mais subsídios para monitorar e tratar contradições no processo de aprendizagem.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

CARLOS SEDRAZ SILVA, J.; LINS RODRIGUES, R.; LUIS CAVALCANTI RAMOS, J.; DA FONSECA DE SOUZA, F.; SANDRO GOMES, A. Mineração de Dados Educacionais Orientada por Atividades de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67372. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67372. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas