UBIBOT: UM AGENTE CONVERSACIONAL CIENTE DO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DO USUÁRIO

Autores

  • Leo Natan Paschoal CCHS/UNICRUZ
  • Patricia M. Mozzaquatro Chicon CCHS/UNICRUZ
  • Gilse Antoninha Morgental Falkembach CINTED/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67362

Palavras-chave:

Aprendizagem Ubíqua. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Computação Ciente de Contexto.

Resumo

Este artigo apresenta uma ferramenta computacional que integra os conceitos de aprendizagem ubíqua, a fim de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, descreve sobre o desenvolvimento de um agente conversacional, integrado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, que objetiva prover suporte ao ensino da disciplina de Engenharia de Software. O agente, intitulado Ubibot, é capaz de identificar os contextos dos estudantes e responder as dúvidas dos mesmos. Nesta pesquisa, os contextos são representados pelo nível de conhecimento e desempenho do estudante. Além disso, o Ubibot utiliza tecnologia web responsive o que permite seu acesso por intermédio de dispositivos móveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

NATAN PASCHOAL, L.; M. MOZZAQUATRO CHICON, P.; ANTONINHA MORGENTAL FALKEMBACH, G. UBIBOT: UM AGENTE CONVERSACIONAL CIENTE DO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DO USUÁRIO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67362. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67362. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas