Modelo para Classificação de Perfil de Usuários em Ambientes Complexos de Aprendizagem: Uma proposta pela Rede de Saberes Coletivos (ReSa)

Autores

  • André F. Uebe Mansur IFF / ISECENSA
  • Helvia P. P. Bastos IFF
  • Jaqueline P. Nascimento IFF
  • Guilherme Lessa IFF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44738

Palavras-chave:

Ambiente Complexo de Aprendizagem, Rede de Saberes Coletivos, ReSa, workers, lurkers.

Resumo

A participação dos sujeitos em comunidades on line é tida como desigual, visto que apenas uma pequena minoria faz contribuições efetivas. A partir de categorias encontradas na literatura, este trabalho apresenta um modelo de classificação de usuários num Ambiente Complexo em Rede para Aprendizagem proposto por Uebe Mansur (2011). O modelo contém quatro tipos de usuários: workers espontâneos, workers compulsórios, lurkers e shirkers. Os resultados da pesquisa mostram um número significativo de Workers espontâneos (78%), indicativo do processo de auto-organização dos participantes.

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

F. UEBE MANSUR, A.; P. P. BASTOS, H.; P. NASCIMENTO, J.; LESSA, G. Modelo para Classificação de Perfil de Usuários em Ambientes Complexos de Aprendizagem: Uma proposta pela Rede de Saberes Coletivos (ReSa). Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44738. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44738. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos