Reflexões sobre a lousa digital como recurso pedagógico a partir da abordagem sociointeracionista
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.44704Palavras-chave:
tecnologias digitais interativas, pedagógico, sociointeracionista, lousa digital.Resumo
Vivemos em uma época de transformações socioculturais advindas da presença das TDs (tecnologias digitais) nas relações humanas. A escola, imersa nesse cenário, não pode desconsiderar que as TDs estão presentes em todas as áreas do conhecimento humano e implicam em novas formas de ser e de estar. Diante disso, o texto apresenta a análise de um recorte do corpus de um estudo de caso que analisa o uso pedagógico da lousa digital em uma turma do 3º ano do ensino fundamental. Inicialmente, o texto contextualiza o perfil do aluno na contemporaneidade, conceitua os termos TDI (tecnologia digital interativa) e interação, e, posteriormente, com base na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky, apresenta uma discussão norteando formas de uso pedagógico da lousa digital.Downloads
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Publicado
2013-12-28
Como Citar
DE CARLI, D.; MARIA DO SACRAMENTO SOARES, E. Reflexões sobre a lousa digital como recurso pedagógico a partir da abordagem sociointeracionista. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44704. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44704. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
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Artigos
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