Avaliação de Interfaces por Usuários Finais:Mensurando a Qualidade Afetiva e o Impacto na Aprendizagem de Conteúdos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.41655Palavras-chave:
Avaliação de interfaces, Qualidade afetiva de interfaces, Taxonomia de Bloom, Aprendizagem de conteúdos.Resumo
Este artigo propõe um método para avaliação de interfaces em softwares educativos, envolvendo estudantes, em ambiente escolar. A proposta é baseada no SAM, um instrumento de avaliação iconográfico que contempla questões relacionadas à qualidade afetiva de sistemas computacionais, e na taxonomia de objetivos educacionais de Bloom. Experimentos realizados para a avaliação de interfaces de um software educativo voltado ao ensino da Lógica de Programação demonstram a viabilidade da proposta, permitindo identificar a satisfação dos usuários, a cada interface projetada, e o seu impacto na aprendizagem dos conteúdos contemplados.Downloads
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Publicado
2013-07-30
Como Citar
FRANÇA, R. S. de; SILVA, P. R. B. da; AMARAL, H. J. C. do; LIRA, M. R. de. Avaliação de Interfaces por Usuários Finais:Mensurando a Qualidade Afetiva e o Impacto na Aprendizagem de Conteúdos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41655. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41655. Acesso em: 19 abr. 2024.
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Artigos
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