TOPOBO: Aspectos motivacionais do uso da robótica com crianças

Autores

  • João Alberto da Silva FURG
  • Silvia Silva da Costa Botelho FURG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36405

Palavras-chave:

Topobo. Robótica Educacional. Ensino de ciências.

Resumo

O trabalho realizado utilizou um Kit Topobo de 100 peças, brinquedo
desenvolvido no laboratório de mídias do MIT. Foi proposto o desenvolvimentos de robôs que realizassem determinadas tarefas, como por exemplo ‘dizer não’ em umas das atividades, remetendo a típicos problemas de algoritmos de programação que utilizam operadores lógicos tais como: AND, OR e NOT. As atividades foram realizadas em uma escola pública na cidade de Rio Grande - RS, com crianças de idades entre 9 e 10 anos que nunca tinham tido contato com o brinquedo. Os experimentos foram filmados e posteriormente avaliados em diversos aspectos pelo grupo. O aspecto motivacional que o Kit despertou nas crianças, muito em função da novidade e da questão tecnológica que este artefato educacional possui, é abordado neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

SILVA, J. A. da; BOTELHO, S. S. da C. TOPOBO: Aspectos motivacionais do uso da robótica com crianças. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36405. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36405. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos