TOPOBO: Aspectos motivacionais do uso da robótica com crianças
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.36405Palavras-chave:
Topobo. Robótica Educacional. Ensino de ciências.Resumo
O trabalho realizado utilizou um Kit Topobo de 100 peças, brinquedodesenvolvido no laboratório de mídias do MIT. Foi proposto o desenvolvimentos de robôs que realizassem determinadas tarefas, como por exemplo ‘dizer não’ em umas das atividades, remetendo a típicos problemas de algoritmos de programação que utilizam operadores lógicos tais como: AND, OR e NOT. As atividades foram realizadas em uma escola pública na cidade de Rio Grande - RS, com crianças de idades entre 9 e 10 anos que nunca tinham tido contato com o brinquedo. Os experimentos foram filmados e posteriormente avaliados em diversos aspectos pelo grupo. O aspecto motivacional que o Kit despertou nas crianças, muito em função da novidade e da questão tecnológica que este artefato educacional possui, é abordado neste artigo.
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Publicado
2012-12-30
Como Citar
SILVA, J. A. da; BOTELHO, S. S. da C. TOPOBO: Aspectos motivacionais do uso da robótica com crianças. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36405. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36405. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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