Evolução e tendências das pesquisas sobre t-learning: um mapeamento das publicações disponíveis na base de dados SCOPUS de 2000 a 2011

Autores

  • Claudia Alexandra de Souza Pinto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Airton Zancanaro Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Paulo Sá Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fernando José Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fernando Antonio Crocomo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30820

Palavras-chave:

educação a distância, TV digital, t-learning, bibliometria.

Resumo

Estudos sobre aplicações e serviços para TV Digital Interativa com foco na educação a distância, denominados de t-learning são relativamente recentes, pois o corpo de conhecimentos na área é encontrado de forma dispersa e fragmentada. Obter uma base sólida de conhecimentos sobre t-learning apresenta-se como um desafio e uma oportunidade de pesquisa. O objetivo deste artigo é mapear o perfil das pesquisas acadêmico-científicas em t-learning. Para tanto, foram utilizados procedimentos e técnicas bibliométricas, a partir da base de dados SCOPUS, de forma a localizar estudos sobre o tema no período de 2000 a 2011. Os resultados apresentam uma caracterização das instituições, dos pesquisadores e das áreas do conhecimento que estão estudando o tema, sendo significativa a presença de pesquisadores das áreas tecnológicas, assim como uma análise geral do campo de estudos com base nos 65 artigos mapeados na pesquisa.

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Publicado

2012-07-20

Como Citar

DE SOUZA PINTO, C. A.; ZANCANARO, A.; SÁ, P.; SPANHOL, F. J.; CROCOMO, F. A. Evolução e tendências das pesquisas sobre t-learning: um mapeamento das publicações disponíveis na base de dados SCOPUS de 2000 a 2011. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30820. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30820. Acesso em: 28 mar. 2024.