MAPAS CONCEITUAIS E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES

Autores

  • João Mário Lopes Brezolin IFSUL
  • Neiva Ignês Grando UPF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25122

Palavras-chave:

Cmap-Tools. Mapas conceituais. Redes de computadores.

Resumo

: O crescimento e o desenvolvimento da internet propiciaram o surgimento de novos serviços de rede e também a necessidade de profissionais que a suportem. Dessa forma, tornou-se imprescindível formar pessoas que  compreendam as tecnologias inerentes às redes de computadores e seus serviços. A transposição didática desses conhecimentos é uma tarefa complexa, que exige de alunos e professores comprometimento no processo pedagógico. Este artigo apresenta as contribuições do uso de mapas conceituais e da ferramenta de autoria Cmap-Tools como estratégias de ensino e aprendizagem na disciplina Rede de Computadores, com base na fundamentação teórica de Vygotsky, Ausubel, Novak, Johnson-Laird e Lévy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

BREZOLIN, J. M. L.; GRANDO, N. I. MAPAS CONCEITUAIS E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25122. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25122. Acesso em: 18 abr. 2024.