Um Objeto de Aprendizagem para apoio a Aprendizagem de Física

Autores

  • Maria de Fátima Webber do Prado Lima Universidade de Caxias do Sul
  • Douglas Hecher Universidade de Caxias do Sul –
  • Elisa Boff Universidade de Caxias do Sul –

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18079

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem, Estilos de aprendizagem, Teoria da Relatividade

Resumo

A inserção das tecnologias no contexto educacional vem apoiando a aprendizagem de teorias consideradas complexas, tais como as que envolvem matemática aplicada. A possibilidade de interação com o objeto de conhecimento através de modelos e animações explora o imaginário dos estudantes e estimula a aprendizagem lúdica até de temas considerados mais complexos. Um assunto controverso e de difícil assimilação na Física é a "viagem no tempo". Atualmente, sabe-se que viagens para o futuro, baseadas na Teoria da Relatividade Restrita de Albert Einstein, são possíveis, graças a estrutura do Universo. Este artigo explora esta temática e apresenta o processo de desenvolvimento de um OA para aprendizagem de física usando uma abordagem centrada no usuário (aluno), considerando aspectos como estilos de aprendizagem e heurísticas de usabilidade de interface.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

LIMA, M. de F. W. do P.; HECHER, D.; BOFF, E. Um Objeto de Aprendizagem para apoio a Aprendizagem de Física. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18079. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18079. Acesso em: 18 abr. 2024.